segunda-feira, setembro 17, 2007


Dois meses, quatro dias e algumas horas depois chegaram ao fim aquilo a que insistimos chamar de férias. Foram curtas, passaram à velocidade da luz e esconderam noites e dias de pura selva urbana e não só. Desde as noites no palacete do meu carissímo Topsius para os lados de Queluz a ver filmes independentes com efeitos borboleta e pulp fictions à mistura, às noitadas de sueca, amendoins, panachés, bonecos-de-neve, guitarras, concertos de Jorge Palma a tarde e a más horas, chocolates quentes enebriantes nas falésias do Guincho, grutas emergidas na escuridão de Sintra, teatro de improviso e luso-italianos que comem elásticos.O norte e a sua simplicidade assustadoramente silenciosa. O Algarve na sua azáfama estrangeira e a minha sossegada Lagos com crepes de mel e viagens de barco até praias escondidas e mergulhos em àguas cuja cor se condundia com os meus olhos, a pele salgada e dourada do sol quase marroquino e as noites pecaminosamente luxuriantes. Os long drinks, os breezers, a piscina, o bairro e o traçado branco, a máquina fotográfica e a rua do Meskal com os seus jambés e tocadores de citara. As longas manhãs da planicie alentejana, a cama enfeitiçada que não me deixava levantar, a cidade em tempos árabe banhada pelo Guadiana, as noites do Lancelote e Alsafira, do Pomarão no fim da estrada e do enxofre sangrento, da mina e dos cavalos e dos pôr-do-sois ainda mais dourados da planicie trigueira. Acusem-me agora aqueles que dizem que sou ingrata, que me queixo da brevidade de dois meses enquanto alguns tiveram direito a uns fugidos cinco dias, confesso-me culpada e totalmente esbanjadora. Porque adorei cada nanosegundo, porque me embebedei de amizades longas e seduzidas, de gargalhadas valentes e sorrisos genuínos. Porque acabaram no auge com um sorriso tibetano do Sr. Dalai Lama ao vivo e porque é sempre bom voltar às "origens" e sugar até mais não este último ano de puro deleite estudantil naquela a que gosto de chamar a minha segunda casa. Esperanos mais um ano de cutucanços my dear João, o mestre Paulo não estará mas estaremos nós para nos lembrarmos de como é ser "chouriço".
Saudosismo, sou portuguesa, sim.

7 comentários:

Amsilva disse...

xiça porra, dois meses???
ja faz anos, tantos anos que não sei o que são dois meses de chamadas ferias, mas mesmo assim agradeço a mim o poder tirar umas miseras 3 semanas no chamado verão, mais aquela apetecida e já esperada 1/2 pela epoca comercial do fim do ano, e claro o privilegio de tirar mensalmente 4 dias fora os fins de semana.. isso ainda é luxo..

bem vinda de novo á guerra, e boas cabeçadas nas mesas de estudo

Fieldbrad disse...

AHHHH...sempre foi ver o Dalai Lama!...
O auge das férias não?

o vinho branco está à espera, e um café, porque não?..lol..

**

Eduardo Jai disse...

boas férias das férias até outras férias 'feriarem'

Bárbara disse...

como foram breves esses teus dois meses, breves pois foram vividos com ansia e alegria, passeos pela linha que tanto nos agrada, passeio pelo passado e mundo magico que é a nossa linda e pura serra.
conheceste um pouco mais da tua terra, recordaste o passado da tua tua historia e fizeste novas historias para recordar.
luso-italiano, algo sempre nos fascinou, apesar dos seus nocturnos elasticos.
descnasa o corpo e cultiva a cabeça, daqui a nove meses novas historias teras para contgar, quem sabe se em vez de viajares de norte para sul, vais ver a terra n sol nascente e tambem a terra onde ele descansa.

beijos meu anjo, muito obrigada por poder fazer parte dessa tua nova historia.

Kátia disse...

Férias longuíssimas! É tenho mesmo que me mudar...
Que bom que foram boas.

somebody disse...

酒店經紀人,

菲梵酒店經紀,

酒店經紀,

禮服酒店上班,

酒店小姐,

便服酒店經紀,

酒店打工,

酒店寒假打工,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工經紀,

制服酒店經紀,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工,

制服酒店經紀,

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,